publicações-rumo

Publicações

Notícias


Fórum de Inovação Bandes reúne startups do ambiente capixaba

10 de dezembro de 2018

O “Fórum de Inovação Bandes” é uma plataforma de conexão de startups e Fundos de Investimento em Participações (FIPs), onde as gestoras desses fundos avaliam e identificam empresas com foco em gerar oportunidades de negócio.
Demonstração a investidores
O primeiro dia do evento reservou um momento para que os empreendedores tenham a oportunidade de apresentar seu negócio para investidores de diferentes modalidades. O Demo Day, como é chamado, traz apresentações de projetos potenciais para investidores indicados pelos parceiros do Bandes, como Sebrae-ES, TecVitória, Fapes e Ifes e selecionados por uma banca formada por especialistas.
“É uma grande oportunidade para as empresas e para os investidores conhecerem as startups e decidirem se têm interesse em investir no negócio, conversar com os fundadores e fazer networking. ”, destaca o diretor-presidente do banco, Aroldo Natal.
O diretor-presidente destaca ainda o papel do Bandes para a criação de um ambiente propício ao desenvolvimento de novas empresas. “Além do investimento e do treinamento, o empreendedor passa a estar inserido num ambiente de criação de valor. O Bandes tem trabalhado para trazer novas formas de acesso a recursos, não só o crédito tradicional que o banco já tem a expertise, mas também pela modalidade de Fundos de Investimentos”, enfatiza.
Alternativas de crédito
Na modalidade de crédito, o Bandes oferece aos empreendedores financiamento a projetos por meio do Inovacred, programa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para o financiamento de projetos inovadores para pequenas e médias empresas.
Já os Fundos de Investimentos e participações (FIPs) são uma modalidade de apoio, distinta do crédito tradicional, onde a gestora de um fundo identifica o potencial de crescimento das empresas e adquire um percentual de participação no investimento. Ou seja, o fundo entra como sócio-acionista dos empreendimentos selecionados pelo seu potencial de retorno.
Com os FIPs, as empresas terão como benefícios, além do aporte financeiro, onde o fundo entra como acionista do empreendimento, orientações de gestão e mercado.
Cotista em dois FIPs, o Bandes apoia projetos pelo fundo Primatec, que investe prioritariamente nos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), Energia, Sustentabilidade e Economia Criativa; e pelo fundo Criatec 3, que investe prioritariamente nos setores de TICs; Agronegócios, Nanotecnologia, Biotecnologia e Novos Materiais.
Fonte: Bandes

Mais notícias