publicações-rumo

Publicações

Notícias


Fomento Paraná e SGC Central discutem melhorias em processos de financiamento

2 de julho de 2019

A Fomento Paraná e a Sociedade Garantidora de Crédito (SGC Central) se reuniram, na terça -feira (18/06), em Curitiba, para trabalhar em uma reaproximação entre as entidades e promover adequações e melhorias para integrar processos, ampliando a oferta de crédito para micro e pequenas empresas no estado.
O diretor administrativo e financeiro da SGC Central, Marco Rothe e o coordenador de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, Flávio Locatelli Junior, foram recebidos pelos diretores de Mercado, Renato Maçaneiro, de Operações do Setor Privado, Wellington Dalmaz, e a diretora Administrativa e Financeira, Mayara Puchalski, com representantes das respectivas equipes.
Maçaneiro afirma que a reaproximação entre as entidades é necessária porque as SGS são parceiros fundamentais para viabilizar o crédito ao empreendedor. “Nesse momento pudemos conhecer as melhorias que a SGC Central tem feito nos processos das SGCs singulares. Agora vamos trabalhar nosso processo interno para construir uma nova forma de operar, mais ágil, a partir de um valor limite, que vamos definir”, detalhou. “A ideia central é diminuir prazo de concessão do crédito, com isso diminuir custo ao tomador final e ter agilidade no atendimento, na definição do crédito”.
Já segundo Rothe, o grande avanço foi a retomada dos processos entre a Fomento Paraná e as SGCs do Paraná buscando uma padronização de ações. “Com isso, quem tem o maior ganho é o empresário, na ponta, que vai ter mais celeridade, com uma concessão de garantia de qualidade e uma concessão de crédito que atende à necessidade de urgência dele para atingir seus objetivos”, explica.
No Paraná as sociedades garantidoras de crédito possuem aproximadamente 7.300 empresas associadas, que atendem a 245 municípios, com um montante de garantias que soma R$ 430 milhões em operações de crédito, sendo desse volume garantidos R$ 233 milhões. O maior público é o empreendedor individual e a microempresa, que é, em geral, quem tem mais dificuldade em obter acesso ao crédito e poder prestar uma garantia. “Nosso trabalho é realmente para atender àquele empresário que tem a maior necessidade de recursos”, afirma diretor administrativo e financeiro da SGC Central.
Hoje uma das principais dificuldades para a micro e pequena empresa em levantar recursos com taxas mais atrativas é a falta de garantias. Então, as SGCs surgiram para cobrir a lacuna entre o agente financeiro e a empresa, para que ela consiga obter taxas competitivas e melhor resultado no fluxo de caixa e automaticamente em seus investimentos. Com isso as Sociedades Garantidoras vem se tornando uma das principais formas de dar segurança ao mercado de crédito.
Para a Fomento Paraná essa parceria é fundamental para viabilizar o acesso ao crédito para aqueles tomadores que não possuem um avalista próximo e também nos municípios muito pequenos, onde o microcrédito está muito bem disseminado e por isso o tomador já não encontra mais opções de aval. “Então essa é uma opção rápida, barata, com baixo custo operacional para a Fomento Paraná, e que permite definir o crédito de maneira ágil”, conclui diretores de Mercado.
Fonte: Fomento Paraná

Mais notícias