publicações-rumo

Publicações

Notícias


Fomento Paraná e Sebrae promovem Encontro Estadual de Agentes

29 de outubro de 2018

A Agência de Fomento do Paraná (Fomento Paraná), com o apoio do Sebrae/PR, realiza, nesta terça e quarta-feira (30 e 31 de outubro), o Encontro Estadual de Agentes de Crédito e Desenvolvimento e a entrega do Prêmio Fomento Paraná – Sebrae/PR de Microcrédito.
 
Com o objetivo de promover a capacitação e conexão de boas práticas reais do uso do microcrédito para a competitividade dos pequenos negócios, além de propiciar a atualização para um melhor desempenho das funções nos municípios, o encontro conta com oficinas com os agentes de créditos para abordar aspectos como atualizações da linha de microcrédito da instituição, motivação em vendas, inadimplência e esclarecimento de dúvidas em geral.
 
Já o prêmio, que neste ano é divido em três categorias: Qualidade, Desenvolvimento Local e Agentes Revelação, tem o intuito de estimular o acesso ao crédito produtivo e orientado, o tratamento diferenciado às empresas de pequeno porte e a valorização dos agentes de crédito municipais do Paraná. Todos os agentes de crédito vinculados aos parceiros da Fomento Paraná regularmente habilitados estão automaticamente inscritos.
 
De acordo com o diretor de Mercado da agência de fomento, Juarez Rossetim, a parceria com o Sebrae tem apresentado ótimos resultados ao longo dos anos. “Essa parceria é uma excelente ferramenta para capacitar agentes de crédito e desenvolver o ambiente de negócios para empresas de micro e pequeno porte. Trabalhamos em conjunto o ano todo e o encontro de agentes é resultado desse trabalho, permitindo compartilhar experiências, boas práticas e atualizar conhecimento, além, é claro, de reforçar laços de amizade”, afirma Rossetim.
 
ATIVIDADE — A atuação dos agentes contribui diretamente na competitividade dos pequenos negócios e com a movimentação da economia. Afinal, as micro e pequenas empresas brasileiras são responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e 52% dos empregos formais.
Atualmente, a Fomento Paraná possui 261 agentes de crédito credenciados, que respondem por 202 postos de atendimento em todas as regiões do estado. A atuação da rede de parceiros permitiu a contratação de mais de R$ 276 milhões em operações de microcrédito, desde 2011, beneficiando mais de 27 mil empreendimentos de micro e pequeno porte ou mesmo de atividades econômicas informais.
O agente de crédito é responsável pelo atendimento inicial e análise da viabilidade de concessão de financiamento de crédito, além de identificar potencialidades regionais e orientar de maneira adequada os empresários interessados em financiamento.
Para o coordenador estadual de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, Flávio Locatelli, a expectativa é desafiar os agentes com novos conceitos.“Nossa ideia é que após o evento todos saiam com diferentes perspectivas e com uma nova visão sobre o desenvolvimento local. E cada agente pode fazer a diferença nos municípios com a oferta de crédito de qualidade e com orientação para apoiar os micro e pequenos empreendedores nas atividades”, afirma Locatelli.
Mais informações e inscrições podem ser obtidas no site www.sebraepr.com.br/encontroagentes.
 
Fonte: Fomento Paraná
 

Mais notícias