publicações-rumo

Publicações

Notícias


Fomento Paraná assina adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

9 de agosto de 2019

O diretor presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, a vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (Cedes), Keli Guimarães, e o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega, assinaram, na terça-feira (30/07), o termo que compromete a agência de fomento a aderir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O diretor de Operações do Setor Público da Fomento Paraná, Wellington Dalmaz, será o coordenador das ações para implantação dos ODS na instituição. “Queremos usar os ODS como base para nossas linhas de crédito, no setor público e no setor privado”, afirmou Dalmaz. A primeira ação nesse sentido foi uma adequação das tarifas e o estabelecimento de um desconto para municípios que apresentam baixo Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDB). “Essa ação se encaixa em um dos ODS que é a ‘redução das desigualdades’, entre os povos e a população em geral”, completou.
Segundo Dalmaz, a Fomento Paraná vai adequar também os processos de análise das operações de crédito privadas, especialmente para micro e pequenos empreendedores, para que com base nessas diretrizes eles possam ter uma redução na taxa de juros e um alongamento dos prazos de amortização dos financiamentos contratados com a instituição.
A vice-presidente do Cedes, Keli Guimarães, destacou a importância da nova parceria. “Tendo a Fomento Paraná ao lado do governo, implementando essas ações internamente e disseminando entre seus parceiros, vamos conseguir atingir quem realmente precisa, que é a população do nosso estado, que é a preocupação do governador Carlos Massa Ratinho Junior”, explica. “Através dos financiamentos, das linhas de crédito, será possível atingir os municípios que já são parceiros, porque assinaram o termo de adesão, e talvez ter até criar uma linha de crédito especial. Isso é muito gratificante e importante para o desenvolvimento do Estado.”
O Paraná é reconhecido como o primeiro Estado do mundo a aderir às metas globais definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável, compostas por um conjunto de 17 objetivos e 169 metas que devem ser cumpridos até 2030. Entre os objetivos estão a erradicação da pobreza e da fome, a melhoria das condições de saúde e bem estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia limpa e acessível, trabalho digno e crescimento econômico, entre outras intenções.
Fonte: Fomento Paraná
 

Mais notícias