publicações-rumo

Publicações

Notícias


Desenbahia presente na Conferência Microsoft Business Intelligence

30 de novembro de 2011

O presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Luiz Alberto Petitinga, e Daniel Bezerra, da Unidade de Desenvolvimento de Sistemas (UDS), participaram da segunda edição do Microsoft Business Intelligence Conference Brasil, realizada (13) em São Paulo. O evento, que reuniu um público de cerca de 400 participantes, entre gestores de TI, CEOs e CIOs, vem sendo considerado um dos mais importantes sobre tema BI no país, justamente por ter um público com perfil de alta gestão.

A agenda do evento pautou-se na realização de palestras e de um painel, mediado pelo presidente do IDC Brasil, em que os participantes convidados eram executivos de empresas bem-sucedidas no uso de soluções de BI da Microsoft, dentre eles, Desenbahia, HP, Kimberly-Clark e Amil.

Durante o painel, Petitinga explanou sobre a atuação da Desenbahia e sua importância para o desenvolvimento da economia do estado, citou o Planejamento Estratégico 2012-2015 e destacou os benefícios obtidos com a implantação da solução de BI.

O diretor presidente da Ávila Soluções, Fábio Ávila, agradeceu a Luiz Alberto Petitinga pela valiosa contribuição à mesa redonda com os executivos da Kimberly-Clark, Amil, HP, Microsoft e IDC Brasil na Conferência Microsoft Business Intelligence. “São em momentos como estes que percebo como estamos no caminho certo, investindo nas tecnologias adequadas e construindo relações sólidas de parceria e amizade com pessoas de grande caráter e brilho profissional”, disse Ávila. Em seu blog o diretor da Ávila Soluções publicou um resumo da Conferência. Acesse o link para ver a postagem.

Na parte da manhã, a palestra de Thiago Zavaschi e Lívia Santos apresentou novidades do SQL Server 2012. Grande destaque para o PowerPivot, que na versão RC0 já traz a empolgante funcionalidade de exportar para PowerPoint, permitindo ao usuário manter a experiência interativa ao visualizar os slides em modo de apresentação.

O jornalista Carlos Alberto Sardenberg (âncora do programa CBN Brasil e comentarista econômico da Globonews e do Jornal da Globo) também esteve presente ministrando palestra sobre cenário macroeconômico nacional e internacional. Ele desenhou o cenário da economia brasileira no contexto internacional, traçando históricos, mostrando tendências e vários indicadores econômicos do Brasil ao longo dos últimos anos e com projeções para 2012 e 2013. Impressionaram os números positivos do Brasil, em particular uma bastante pitoresca: somos o 3o. maior fabricante de cervejas do mundo, atrás apenas de China e EUA!

A mesa redonda foi de alto nível, conduzida por Mauro Peres, presidente do IDC Brasil. Participaram Romulo Linhares, executivo da HP Brasil, Paulo Biamino, CIO da Kimberly-Clark, João Nunes, Microsoft, Luiz Petitinga, presidente da Desenbahia e Júlio Gualter, gerente de BI da Amil.

Luiz Petitinga participou da mesa redonda por indicação da Ávila Soluções. Foi muito gratificante ver em seu depoimento a empolgação de ter adotado da plataforma de BI da Microsoft com seus rápidos resultados para as diversas áreas da Desenbahia. É muito importante ver um caso onde o Business Intelligence auxilia um trabalho de concessão de crédito para o desenvolvimento de um estado nordestino que tem mantido taxas expressivas de crescimento, normalmente acima das taxas de crescimento do país. Fico muito grato com sua participação, que enriqueceu o evento, o conteúdo discutido e trouxe uma exposição bastante positiva para nossa empresa.

Também foi muito interessante o depoimento de Paulo Biamino da Kimberly-Clark, que apesar de usar SAP, que já vem com uma solução de BI incorporada no produto, preferiu adotar a plataforma de BI da Microsoft, principalmente pela maior facilidade de integração e respeito à diversidade de dados que ela proporciona.  

Mais notícias