publicações-rumo

Publicações

Notícias


Debate Finep: Estratégias de comercialização de tecnologia

31 de agosto de 2011

DivulgaçãoNo dia 6 de setembro, às 10 horas, acontece mais um evento da série Debate Finep, no Rio de Janeiro. O tema “Estratégias de Comercialização de Tecnologia pelos NITs: A experiência da Inova Unicamp” será apresentado por Roberto Lotufo, professor titular da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas e diretor executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp. A entrada é franca.

A palestra abordará o papel dos NITs – Núcleos de Inovação Tecnológica no apoio à política de inovação das ICTs – Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT). Será discutida a importante mudança de postura das ICTs no cuidado de sua propriedade intelectual e os esforços de apropriação pela sociedade dos resultados da ciência. Serão discutidos desafios e será apresentada uma abordagem recente baseada no estímulo ao empreendedorismo tecnológico como forma de viabilizar a criação de empresas spin-off geradas a partir da propriedade intelectual dos resultados de pesquisa da ICT. A estratégia da Inova Unicamp será relatada, juntamente com resultados recentes.

A debatedora será a socióloga Maria Celeste Emerick, coordenadora da Coordenação de Gestão Tecnológica (Gestec), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Sobre o palestrante
Roberto A Lotufo (na foto ao lado) possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (1978) e doutorado em Engenharia Elétrica – University of Bristol (1990). É professor titular da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de processamento e análise de imagens. É diretor executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp desde março de 2004. Recebeu o Prêmio Personalidade da Tecnologia – Inovação 2008 pelo Sindicado dos Engenheiros do Estado de São Paulo.

Sobre a debatedora
Maria Celeste Emerick possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1971), especialização em Realidade Nacional e Desenvolvimento pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento (1972) e mestrado em Gestão de Ciência e Tecnologia em Saúde pelo Fiocruz (2004).

Patrimonio Designs Limited | Dreamstime.comServiço
Debate Finep – “Estratégias de Comercialização de Tecnologia pelos NITs: A experiência da Inova Unicamp”
Data: 6 de setembro de 2011
Horário: 10h
Local: Espaço Cultural FINEP – Praia do Flamengo, 200, pilotis, Rio de Janeiro.
Entrada franca. Não é necessário realizar inscrição prévia.
Informações: debate@finep.gov.br

Texto: Finep / Imagem: Patrimonio Designs Limited/ Dreamstime.com

Mais notícias