publicações-rumo

Publicações

Notícias


BDMG quer adotar experiência da Fomento Paraná

20 de dezembro de 2018

Uma equipe do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) conheceu na semana passada a experiência e o processo de concessão das operações de microcrédito paranaenses para estudar a adoção do mesmo sistema em Minas Gerais.
A Fomento Paraná possui uma carteira de crédito de mais de R$ 81 milhões em operações de microcrédito, fruto de mais de 28 mil contratos firmados com empreendedores da indústria, do comércio e de serviços de todas as regiões do Estado desde 2011.
A coordenadora da rede de parceiros da Fomento Paraná, Maria Luiza de Carvalho, foi a responsável por apresentar o papel de cada entidade parceira no arranjo e o funcionamento da rede de agentes de crédito, com profissionais capacitados em parceria com o Sebrae para ofertar o crédito nos municípios.
“Mostramos a operação do microcrédito, as parcerias com as prefeituras, as associações comerciais, o Sebrae-PR e fizemos visitas a empreendimentos beneficiados”, disse Maria Luiza. “Nosso modelo é visto como um exemplo de sucesso e eles vieram conhecer para tentar replicar”, afirmou.
Atualmente o Banco mineiro não trabalha com microcrédito, mas estuda implementar esse tipo de operação (até R$ 20 mil) para apoio a micro e pequenos comerciantes e prestadores de serviços de Minas Gerais.
“O modelo de arranjo paranaense é muito interessante, com um trabalho estruturado da Fomento Paraná com as prefeituras e associações comerciais para incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento local como um todo”, disse Sarah Castro, coordenadora de desenvolvimento de produtos do BDMG. “É o modelo de microcrédito mais eficaz que conhecemos”, afirmou.
Trabalho de Campo 
A equipe do BDMG também esteve em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O agente de crédito Aroldo Bertassoni Biss apresentou o Centro de Empreendedorismo do município e levou a equipe para visitar alguns empreendimentos financiados.
“Primeiramente nós incentivamos a capacitação do empreendedor e a formalização do negócio e só depois oferecemos o crédito, de forma orientada. Assim o pequeno empresário aprende a gerenciar melhor o negócio e colhe melhores resultados”, explica Biss.
Fonte: Fomento Paraná 

Mais notícias