publicações-rumo

Publicações

Notícias


BDMG lança fundo para diversificar a economia de Mariana

15 de maio de 2018

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) lançou no dia 02 de maio, o Fundo Diversifica Mariana, em parceria com a Fundação Renova, o INDI, a Câmara Municipal de Mariana e a Prefeitura de Mariana. Com um aporte de R$ 55 milhões da Fundação Renova para equalização de taxas de juros, o Fundo objetiva atrair empresas dos mais diversos segmentos da economia para a cidade de Mariana (MG) e diminuir sua dependência da atividade minerária.
Gerido pelo BDMG, o Fundo contará com o trabalho de captação de empresas e articulação junto ao poder público para investimentos complementares do INDI. Trata-se de mais um capítulo no esforço para restaurar a economia dos locais atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão. “São recursos destinados à equalização, ou seja, à redução da taxa de juros paga pelas empresas na tomada de crédito. Estima-se uma considerável alavancagem de recursos em créditos com os valores aportados ao fundo”, afirma Paulo Rocha, líder do programa de Economia e Inovação da Fundação Renova.
O modelo adotado para o subsídio é o pagamento de parte das taxas de juros cobradas pelos agentes financeiros ao longo da operação de crédito. Para tanto, a empresa precisa comprovar a manutenção dos benefícios trazidos para a cidade, tais como geração de emprego, renda, arrecadação de impostos, investimentos em inovação e/ou sustentabilidade, dentre outros.
De acordo com o presidente do BDMG?, Marco Crocco, o Banco realizou um estudo que identifica as vocações existentes em Mariana para as áreas da Universidade, além de atividades que priorizem a mão de obra local, relacionadas com tecnologia. “Esta nova frente de atuação faz a ponte entre as oportunidades locais e o setor produtivo, buscando uma nova cidade, um novo futuro cada vez mais sustentável para o meio ambiente e para a sociedade”, afirma Marco Crocco.
Para o vice-presidente e diretor de Desenvolvimento de Negócios do INDI, Ricardo Machado Ruiz, o potencial de atração de investimentos pode alcançar R$ 400 milhões. “Além destes recursos, o Estado de Minas Gerais estará disponibilizando outros instrumentos complementares de apoio e incentivo às empresas e aos investidores que desejem ter suas atividades em Mariana. É um compromisso do Governo de Minas Gerais a recuperação da economia de Mariana e de todos os municípios atingidos pelo acidente”, enfatiza.
Fonte: Assessoria de Comunicação / BDMG
Foto:Assessoria Fundação Renova

Mais notícias