publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE e AFD assinam acordo sobre clima, governança e inovação

11 de dezembro de 2018

O presidente da ABDE, Marco Crocco, e o diretor para o Brasil da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Phillippe Orliange, assinaram um  Memorando de Entendimento (MdE), nesta segunda-feira (10/12), no Rio de Janeiro. O acordo assinado entre as entidades traz diretrizes em três frentes de atuação: mudanças climáticas, governança e inovação. A partir dos interesses comuns definidos nas tratativas para a parceria, a AFD e a ABDE passam a construir ações conjuntas para o desenvolvimento e implementação de ferramentas que contribuam para o aprimoramento do setor, a partir da troca de experiências, estudos e capacitações.
O MdE destaca, entre os pilares do acordo, iniciativas envolvidas com os 5 Princípios para a Incorporação da Ação Climática, relativos às metas do Acordo de Paris, de 2015. Segundo o documento, “replicar a iniciativa junto a entidades financeiras públicas do Brasil pode ser um dos principais componentes da cooperação em matéria de clima, incluindo ações específicas como a organização de oficinais ou o lançamento de estudos ou ações”. Outra prioridade indicada pelo Memorando é a instituição de ferramentas para a análise do risco climático no âmbito do Sistema Nacional de Fomento (SNF).
Para as demais frentes, governança e inovação, a ideia é que as instituições possam propor e realizar eventos como seminários, oficinas, estudos e benchmarking entre as instituições financeiras nacionais e internacionais.

Mais notícias