publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE completa 50 anos

29 de março de 2019


A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) celebra, em 2019, 50 anos de existência. Nestas cinco décadas em que a Associação esteve à frente de ações em prol do fortalecimento do Sistema Nacional de Fomento, a organização tem defendido o SNF como importante instrumento para superar os diferentes desafios do desenvolvimento econômico brasileiro, desempenhando papel fundamental para o país realizar as transformações exigidas por cada momento histórico.

Fundada em 1969, como Associação Brasileira dos Bancos de Desenvolvimento, a instituição passou por duas reformulações de nome: a primeira alteração foi em 1997, quando se tornou Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento; a segunda se deu em 2014, quando mudou para o que se conhece hoje. Atualmente, a ABDE reúne 31 instituições – bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento controlados por estados da federação, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento e agências de fomento, além da Finep e do Sebrae – e trabalha promovendo o intercâmbio de informações, formulando propostas de aperfeiçoamento e implantando boas práticas.
A ABDE defende que a consolidação do Sistema Nacional de Fomento está relacionada  à conquista de maior crescimento do produto interno e da renda nacional, pois aumenta a produtividade, mitigando as desigualdades regionais, com atenção à sustentabilidade ambiental. Enquanto rede, o SNF hoje é responsável por 52% da oferta de crédito na economia brasileira, constituindo-se como elemento decisivo para financiar atividades produtivas de variados setores, para viabilizar projetos de maior prazo de maturação, para a descentralização regional dos financiamentos e para a execução de diversas políticas públicas.

O Sistema Nacional de Fomento é o instrumento efetivo para a execução de políticas públicas de desenvolvimento, junto ao Sistema Financeiro Nacional, e o principal financiador de longo prazo da economia brasileira. Por meio das Instituições Financeiras de Desenvolvimento, presentes em todo o Brasil, o Sistema prioriza os investimentos que irão estimular a modernização das empresas, a ampliação da capacidade produtiva, o apoio aos pequenos e microempreendedores, além de promover o aprimoramento da infraestrutura, gerando empregos e potencializando o crescimento sustentável do país.

São instituições que atendem a um escopo bastante variado de competências e atribuições, e que fortaleceram, ao longo de décadas de atuação, sua expertise em áreas estratégicas para o desenvolvimento da economia brasileira e para a garantia do bem-estar de seus cidadãos. No entanto, mais do que a força de seus membros individualmente, o SNF deve ser reconhecido como rede articulada de instituições, capaz de apoiar projetos, colaborativos e complementares entre si, em prol do desenvolvimento brasileiro.

Principais áreas em que o SNF atua


Siga a ABDE nas redes sociais e acompanhe mais das ações desenvolvidas pelo Sistema Nacional de Fomento para o desenvolvimento do país e de suas regiões: Facebook, Twitter e LinkedIn.

Mais notícias