INSTITUCIONAL

O que é a ABDE?

Criada em 1969, a Associação Brasileira de Desenvolvimento reúne as Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) espalhadas por todo o país – entre bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento controlados por estados da federação, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento e agências de fomento –, além da Finep e do Sebrae. Juntas, essas instituições compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF).

A ABDE define estratégias e executa ações indutoras do fortalecimento do SNF. Aprimorar a atuação dos associados é meta constante da Associação, para que as IFDs financiem com eficiência o desenvolvimento brasileiro.

 

Como trabalhamos

– Na Representação Institucional do Sistema Nacional de Fomento, transitando por diversas esferas do governo, do mercado financeiro, do setor produtivo e da sociedade.

– No fortalecimento das Instituições Financeiras de Desenvolvimento, promovendo o intercâmbio de informações, formulando propostas de aperfeiçoamento e implantando boas práticas por meio das Comissões Temáticas.

– No Desenvolvimento Profissional de nossos associados, promovendo cursos, seminários e workshops.

– Na produção e disseminação de Estudos Econômicos, e na geração de indicadores pelo sistema InfoABDE.

– Em diálogo com seus vários públicos, por meio de ações de comunicação, como a publicação da Revista Rumos, criada em 1976

BAIXAR ESTATUTO SOCIAL DA ABDE

ORGANOGRAMA ABDE

Download

Planejamento Estratégico do SNF

Seguindo a tradição de buscar respostas para as mudanças de cenário na política e na economia, a Associação Brasileira de Desenvolvimento – ABDE elaborou, em parceria com o BNDES, o processo de Planejamento Estratégico do Sistema Nacional de Fomento para o quadriênio 2016-2019.

Diante da compreensão da ABDE e de seus Associados, quanto à necessidade de fortalecer o SNF, este planejamento diz respeito ao conjunto das Instituições Financeiras de Desenvolvimento e conta com uma visão sistêmica e orgânica, que leve em conta as especificidades dessas instituições. Ainda, o planejamento tem como objetivo tornar-se uma referência, em relação a qual todos os seus membros possam se identificar.

Espera-se, com isso, intensificar a atuação articulada das instituições pertencentes ao SNF, de forma a que possam contribuir ainda mais para o desenvolvimento sustentável do país.

Confira o Mapa do Planejamento Estratégico do SNF